Raro Bilhete-Rifa para Construção do Parque de Jogos do SL BENFICA For Sale


Raro Bilhete-Rifa para Construção do Parque  de Jogos do SL BENFICA
When you click on links to various merchants on this site and make a purchase, this can result in this site earning a commission. Affiliate programs and affiliations include, but are not limited to, the eBay Partner Network.

Buy Now

Raro Bilhete-Rifa para Construção do Parque de Jogos do SL BENFICA:
$25.00

Raro Bilhete-Rifa para Construção do Campo de Jogos do SL BENFICA
Numerado e com selo Branco do SLBenfica
RARO
\"A elaboração do projeto do \"Novo Parque de Jogos\" foi entregue ao arquiteto João Simões, antigo futebolista do Clube, nas categorias inferiores, entre 1925/26 e 1932/33, que teve a sabedoria de conceber um conjunto de recintos desportivos magnífico para o estádio principal e para os espaços desportivos envolventes, uma obra arquitetónica notável, que, apesar de concluída apenas 40 anos depois, seguiu as \"linhas gerais\" definidas em finais dos anos 40 por João Simões, o que enaltece a genialidade do projeto inicial. Já nos anos 50, iniciam-se as campanhas financeiras que vão viabilizar a construção do estádio. A 27/10/1951, surge a ideia de aumentar voluntariamente a quota de 16$00 para 20$00, dando início à campanha \"Fundos para o novo Estádio\", que rapidamente tem grande adesão por parte dos associados.

Mas é com a eleição da Direção presidida por Joaquim Bogalho, em 15/03/1952, que se incrementam diligências para a construção do estádio.

Destas, destaca-se a criação da \"Comissão Central do Novo Parque de Jogos do SLB\", encabeçada por Joaquim Bogalho. A Comissão estimulou e desenvolveu variadas iniciativas e coordenou ideias de outros associados, gerando-se um movimento imparável, exaltado de Benfiquismo e que permitiu o êxito das várias iniciativas, devidamente publicitadas no semanário do clube, O Benfica. Após a Assembleia Geralde 16/07/1952 ter autorizado a Direção a assinar o contrato de ocupação dos terrenos que a CML destinara ao futuro estádio do Clube, entrou-se num período de euforia que só viria a dissipar-se com a inauguração do Estádio.

A visita à Estrada da Luz, 203, local dos terrenos do futuro estádio, determinou o lançamento da campanha de donativos \"O Primeiro Impulso\", arrancando, desde logo, com 90 000$00. A escritura da cedência dos terrenos efetuou-se na CML, a 06/11/1952. A área foi de 120 000 m2, sob arrendamento mensal de 1 500$00, passando, mais tarde, em julho de 1954, para 5 000$00, também mensais, mas sempre com a perspetiva de aumentar a área envolvente e garantir a compra dos terrenos, o que realmente viria a acontecer. Em janeiro de 1953, as dádivas começam a ser recolhidas no \"Fundo de Construção do Novo Parque de Jogos do Clube\". Quando a 23/05/1953 é adjudicada a empreitada de terraplanagens, pelo valor de 840 000$00, contabilizava-se já, nos \"Fundos Pró-Estádio\", um total de 1 355 658$00.

A inauguração oficial das obras efetua-se em 14/06/1953. Numa primeira fase, o Clube desenvolve uma intensa campanha para obtenção de fundos: leilões diários na Secretaria, espetáculos pró-estádio, sorteios monumentais e disponibilização de um mealheiro gigante no Pavilhão do Benfica na Feira Popular. São levadas a cabo, também, algumas iniciativas de âmbito cultural, como um concurso de cartazes e outro de quadras populares. O êxito destas ações permite ao Clube guarnecer-se de recursos financeiros para os trabalhos iniciais de terraplanagem do local, por onde vão passando milhares de pessoas que não deixam de colaborar, pagando 10$00 por cada enxadada. Tudo isto com a ajuda do jornal \"O Benfica\", que reserva semanalmente as páginas 4 e 5 (centrais), com o título \"Pró-Estádio do Benfica\", acompanhando o desenrolar dos acontecimentos e das ações de angariação de fundos e noticiando e promovendo novas iniciativas.

Com a multiplicação dos Festivais Pró-Estádio em vários locais, dentro e fora do país, do Minho a Timor, os trabalhos decorrem sem interrupções, em pleno clima de exaltação. A 30/01/1954, quando se adjudica a empreitada para as fundações das bancadas - pelo valor de 542 330$00 -, havia nos \"Fundos\" um saldo de 2 336 825$48.\"
Buy Now


Other Related Items:



Related Items:
Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/homer/public_html/vintage/relateditems.php on line 72